O mundo é bárbaro

E como podemos viver nele?

Ultimamente tenho mergulhado em leituras um tanto sociais, críticas e que podem fazer alguma diferença –  pelo menos nas minhas ideias.

O título acima é de um livro bem recente de Luís Fernando Veríssimo. Adoro o jeito como ele escreve e sinceramente espero escrever de um jeito que lembre remotamente esse jeito. Se conseguir, já fico satisfeita! =)

Este livro ( O mundo é bárbaro e o que nós temos a ver com isso) é uma coletânea pequenos textos que se referem desde a cultura brasileira a problemas ambientais. Tudo com muito humor (e ironia).  O livro é dividido em três partes: Nós no mundo, As condições do tigre e Velhos e novos bárbaros. No final, parecem três pequenos livros em 1, com cerca de 70 textos cheios de olhares alternativos e sábios pensamentos.

Os textos são rápidos e profundos – sim, tem como!

Alguns exemplos:

1) “Tudo, no fim, se resume no que tem e não tem a ver com o nosso café com leite, no que afeta ou não afeta diretamente nossas vidas e nossos hábitos.”

2)[se fôssemos colonizados pelos franceses]” Talvez fôssemos corruptos do mesmo jeito, já que deve ser alguma coisa na água. Mas as conversas grampeadas seriam em francês! Quer dizer, uma coisa de outro nível. ”

3)”A escatologia cristã deveria substituir o Salvador que virá pela segunda vez para nos julgar por um Proprietário que chegará para retomar seu imóvel. E o Juízo final, por um cuidadoso inventário em que todos os estragos que fizemos no mundo seriam contabilizados e cobrados. Não precisamos de uma mentalidade ecológica. Precisamos de uma mentalidade de locatários. E do terror da indenização.”

4)”Somos amazônicos tanto nas nossas vaidades quanto nos nossos remorsos.”

5) “O que nos atrai é a simplicidade. O melhor de tudo é a desobrigação de pensar. ”

Tenho certeza de que você ficou com vontade de ler o resto, principalmente porque eu peguei praticamente nada do conteúdo do livro. Vale a pena a média de 20 a 30 reais para ter esse ótimo livro por perto!

Espero que vocês gostem tanto quanto eu desse livro!

Logo logo estarei com outro post literário por aqui! rsrs

Se você já leu alguma do Veríssimo, sinta-se à vontade para comentar! =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s