Fotografia em silêncio

IMG_2365Há tanto tempo que venho pensando no que escrever sobre essa fotografia que nem sei mais como fazer.

Afundo na infinidade de textos que falam sobre a própria dificuldade de se escrever um texto? Conto a viagem que me levou até lá para tirar essa fotografia? Ou falo sobre o casal que confiantemente se colocou exatamente na minha frente enquanto fotografava o horizonte? Seria uma história de amor ou desamor? Sobre encontros ou desencontros? Falo? Não falo? Escrevo? Apago?

Quando eu tinha uns sete ou oito anos, ganhei uma máquina fotográfica descartável. Foi ali que tudo começou. Lembro que passava uma eternidade de tempo (nos meus enormes sete ou oito anos) pensando na foto que gostaria de tirar. A luz, o foco (foco?), a história que seria contada através dela. Não batia todas as fotografias do universo – as fotografias não eram infinitas e a história precisava ser bem contada. Não tinha mil tentativas, filtros, possibilidades. Cada fotografia dizia algo diferente e assim, desde o começo de tudo, uma fotografia sempre seria, para mim, uma história não escrita que se mostrava.

Tudo poderia estar presente. E está. É bom que entendamos logo: tudo está sempre presente. Por mais que não apareça no quadro geral.

O que não está escrito sempre fala e também se revela. As fotografias que contam para mim as histórias que nunca escrevi, por isso mesmo, revelam-se quase em alto relevo. E assim, relevantes, gritantes e inesquecíveis se fazem na minha parca memória.

Eu gostaria de escrever a história que essa fotografia me conta. De tornar registrado, assinado, de papel passado, todos os personagens, enredos e cenários que ela não mostra, injusta que é. Talvez, porém, uma fotografia com tantas histórias formando suas cores seja melhor assim, em branco silêncio. Uma fotografia que diz por ela mesma. Sem suportes, sem letras, sem música, sem ruído. Uma fotografia que diz apenas o que precisa, porque é assim que uma sentimos uma imagem. Em silêncio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s