A vida privada das árvores

De vez em quando, surge na nossa vida algo inesperado: uma pedra, uma folha, uma pessoa.

Não sabemos dizer por quanto tempo aquele inesperado fato permanecerá. Ficará o suficiente para se tornar parte da paisagem ou desaparecerá antes que o tempo passe?

Confesso que o tema da espera me é caro. Até hoje espero pela volta de pessoas que foram embora (antes que o tempo passasse), levando para longe as respostas das minhas perguntas. Eu faço muitas perguntas. E são muitas as pessoas que não dividem suas respostas. Pessoas e respostas se tornam segredos, a cada passagem de tempo (curta ou longa, sofrida ou pacífica) ficam mais indecifráveis.

Hoje, de surpresa (peguei o primeiro livro que parou na minha mão dentro do armário), li A vida privada das árvores. Um livro de um autor chileno que fala sobre a espera de uma volta. Inúmeras vezes o autor diz: “o livro só acabará quando a espera deixar de existir”.

Aflitivo, passei uma hora e meia em uma incrível cumplicidade com a espera do personagem principal. Estamos juntos concebendo o inconcebível, tentando solucionar nossas equações internas com menos dados do que precisamos, sem respostas para fechar a solução.

Esperamos a volta, e por causa disso, tecemos todas as situações, agradáveis ou não, para tentar responder aos nossos próprios mistérios, à razão da nossa espera.

Minha espera é o meu mistério, desde sempre presente, me fazendo imaginar centenas de futuros e passados inexistentes para cobri-la.

Quando a minha espera acabar, terei acabado o livro que guardo em mim, fecharei centenas de histórias que se fizeram na poeira do tempo, tecidas com memórias acontecidas ou não.

Quando a minha espera revelar o meu segredo (o que sempre esperei), poderei, com a tranquilidade das árvores, viver o meu presente, o eterno inesperado, a definitiva surpresa.

IMG_0044-0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s